domingo, 29 de abril de 2012

A difícil matemática da lista de convidados

É uma novela mexicana! Quem já foi noiva não sente nem um pouquinho de saudade desta parte dos preparativos. Dramalhões por parte da sua mãe que quer chamar aquela prima de 6º grau, seu noivo lembrando insistentemente que no orçamento só cabem 300 pessoas, seu pai que não abre mão de chamar os amigos do trabalho dele...
Acostume-se. É um longo processo até que se chegue à lista definitiva de convidados. Você escreve, risca, reduz, aumenta, apaga, escreve de novo....e sempre tem aquele sentimento de culpa por ter deixado alguém de fora. Em um esforço diplomático sem precedentes, temos que decidir quem vai e quem manterá a roupa de festa no armário, conciliar os amigos fofos com conhecidos que precisam ser incluídos por mera formalidade e, ainda, os desejos de cada família.


Mas existem alguns segredinhos (que nem todos o buffets fazem questão que você saiba) que podem dar mais qualidade ao seu sono, durante o período de elaboração da lista. Você vai respirar mais aliviada quando souber que:


  • Você deve abrir canais para que os convidados possam confirmar a presença com até dez dias de antecedência. Seja de forma passiva: através de telefonemas ou até mesmo através de uma conta de e-mail exclusiva; ou de forma ativa: aí entra o trabalho da assessora ligando e mandando e-mails para os convidados, com RSVP (Réspondez S'il Vous Plaít, expressão francesa que significa  "Responda por Favor") nós temos um número mais realista .
Agora, vamos considerar uma lista com 300 convidados:
  • Trinta por cento dos convidados da sua lista NÃO irão ao seu casamento: Por mais improvável que isto possa parecer, acredite em mim, se sua lista tem 300 convidados, 90 não irão com certeza. Dessa maneira, você tem mais massa de manobra para definir sua lista, não precisando deixar de fora pessoas que vocês gostariam de convidar. Se o casamento cair no meio de um feriado prolongado, ou em dias de semana, o número de ausentes pode ser maior ainda. Ou seja, neste ponto, você pode considerar que o buffet deve ser pago para 210 pessoas (já melhorou hein?!?!?!). Mesmo com este número em mente, o RSVP deve ser direcionado para todos os convidados.
  • Dez por cento dos convidados que confirmaram presença não irão ao seu casamento: Ou seja, depois de vário telefonemas e emails, você obteve confirmação de 200 convidados. Pode fechar o buffet para 180 pessoas sem medo. Os buffets de boa qualidade sempre preparam comida reserva para mais convidados do que o número que foi contratado.
Viu?!?!?! Não precisa tanto sofrimento. Com a experiência que nós assessores temos em festas, conseguimos ajudar de forma que você consiga convidar todas as pessoas queridas (ou quase todas) sem ir à falência.

Fontes: Wikipédia e Claúdia Noivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário